Buscar
  • Chef Cleide Wachholz

7 dicas para fazer massa de bolo perfeita

Atualizado: Jan 15

Muitas vezes fazemos uma massa de bolo, mas nem sempre ela fica boa como gostaríamos.

As vezes, fica um pouco torta, solada, com vulcão para dentro, ou vulcão para fora, enfim há uma lista de coisas que acontecem com nossa massa que não nos deixa muito felizes.

Vou te ensinar algumas técnicas e dicas para você fazer sua massa de bolo sempre dar certo, sem você precisar benzer o forno e rezar toda vez que for assar seu bolo.

Vamos lá.


1ª - Escolha da Receita e dos ingredientes

Uma receita bem balanceada não terá um resultado perfeito se os ingredientes não forem bons, assim como, não adianta ter os melhores ingredientes e sua receita não estar com as proporções adequadas. Parece óbvio que uma boa receita e bons ingredientes fazem uma boa massa, mas isso não garante um bolo perfeito se você não seguir todos os processo corretamente.


2ª - Coloque as medidas certas de cada ingrediente.

Cada ingrediente tem uma função dentro da sua massa, se você colocar algum ingrediente sem proporção, sua massa não terá o mesmo resultado.


3ª - Faça o método de forma correta.

Toda massa de bolo inicia com uma técnica, vou dar dois exemplos mais comuns:

O método espumoso, utilizamos quando vamos fazer massa pão de ló. Nesse método é fundamental bater bem os ovos com o açúcar para formar um creme leve e consistente.

Dica: Os ovos em temperatura ambiente dão um creme com mais volume e um bolo mais fofo. Caso seu ovo esteja gelado, leve em banho-maria e aqueça até 35ºC para que ele atinja seu ponto máximo para incorporar ar.

Saiba também que quanto mais frescos os ovos, menos cheiro residual vai ficar em sua massa.


Já para o método cremoso, no qual você vai bater bem manteiga com açúcar (chamamos esse método de cremagem), use sua manteiga em ponto macio, assim você vai conseguir um creme mais fofinho e consequentemente sua massa ficará mais macia.


4ª - Cuidado para não bater de mais!

Quando você faz o método espumoso do pão de ló, tome cuidado para não passar do ponto batendo em excesso, pois o ar que você colocou dentro desse preparo, vai começar a sair e diminuir o volume, normalmente 5 a 10 minutos são suficientes. Bata até sentir que ficou bem cremoso, marcando bem seu batedor.


5ª - Nada de bater farinha na batedeira.

Esses primeiros passos são fundamentais para sua massa ficar com uma boa estrutura, macia e fofinha, mas cuidado, muitas pessoas fazem certo até aqui e acabam estragando o resultado misturando a farinha de forma errada.


Escolha sempre uma farinha pobre de glúten para fazer bolos. O glúten está presente no trigo e é desenvolvido pelo movimento, porém ele é legal somente para o pão, para bolos o resultado é uma massa mais densa. Então nada de bater a farinha na batedeira!


6ª - Como devo misturar?

Principalmente no método espumoso (pão de ló) a farinha deve ser peneirada sobre o creme de ovos e açúcar e envolvida delicadamente, mexendo o mínimo possível para não perder o ar da massa.


No método cremoso o fouet é mais recomendado para fazer a mistura, normalmente, massas com esse método levam adição de algum líquido, que deve ser adicionado intercalando com a farinha.

Dica: Porcione sua farinha em 3 partes e intercale com o líquido aos poucos. Lembre-se sua preocupação para qualquer massa de bolo é mexer ela o mínimo possível!


Se você seguir até aqui essas dicas tem 90% de chance do seu bolo dar certo, mas para uma massa ser perfeita e seu bolo ficar 100% ela precisa ser assada corretamente!


7ª - Levar ao forno.

Seu forno sempre deve estar pré-aquecido. A temperatura ideal para assar bolos é em torno de 180ºC, um forno muito alto pode deixar uma crosca dura ao redor do seu bolo e mal assado no interior. Já um forno com temperatura muito baixa não vai crescer o suficiente e nem ficar com aquela cor de douradinho, apresentando uma textura mais densa.


Dica: para saber se seu bolo está pronto, aperte com seu dedo bem no centro da massa, se sentir que tem estrutura é porque está bem assado.

Cuidado para não assar por muito tempo e deixar sua massa ressecada e quebradiça.


O tempo de cocção vai variar de acordo com a quantidade de massa por forma e o tipo da massa, mas em média uma massa de 15 cm de diâmetro com 4 cm de altura vai demorar entre 20 à 25 minutos para ficar pronta.


Mas não se preocupe, mantendo a temperatura correta e controlando sua ansiedade para não abrir a porta do forno, antes do bolo te chamar pelo cheiro, vai dar tudo certo! Tenho certeza que seguindo essas dicas sua massa que é boa, vai ficar ainda melhor.

Se gostou dessas dicas e quer aprender mais acompanhe nossa agenda de cursos.





108 visualizações

© 2016 por SW Gastronomia.