Buscar
  • Chef Cleide Wachholz

Como fazer brownie simples e rápido

Brownie é outra sobremesa que surgiu de uma erro maravilhoso de receita! Esse doce tão gostoso e versátil possui diversas variações e formas de servir. Meu preferido é o brownie quentinho com sorvete e calda de leite ninho, que ensino a fazer nesse vídeo, que gravei para o canal de uma grande amiga.

Mas com tantas receitas disponíveis na internet, como saber o que é um brownie perfeito?

Sim, o brownie leva é bastante manteiga, açúcar e chocolate!! Mas cada ingrediente tem a sua função e proporção nessa receita!

Confira para que serve cada ingrediente e aprenda alguns segredinhos para você fazer um brownie sensacional.



Quantidade de farinha

A principal característica de um bom brownie é a textura macia do centro e o crocante da casquinha!

A farinha tem a função de estruturar, o amido presente nela coagula com calor, o que deixa a textura firme. Assim, brownie com muita farinha na receita vai ter uma textura mais firme e dura, ao contrário, com pouca farinha, será mais cremoso. Uma boa receita sempre vai levar pouca farinha.


Açúcar

A quantidade de açúcar no brownie é muito importante, apesar desse doce não precisar do açúcar para estruturar, ele é responsável pela umidade e por formar aquela casquinha crocante em cima. Você pode substituir o tipo do açúcar em sua receita, como usar o açúcar mascavo que combina super bem com o chocolate, deixa a cor mais intensa e é uma opção mais saudável e gostosa.


Manteiga

Sempre que uma receita leva bastante manteiga, vem aquela pergunta "posso substituir a manteiga por margarina?" poder você pode, caso sua margarina seja 80% lipídios. Porém, a qualidade desses dois ingredientes são muito diferentes. Você pode conhecer mais sobre gorduras aqui.

A manteiga vai contribuir com a umidade, a textura macia e cremosa e também com a estrutura do doce, além de interferir no sabor. Escolha uma boa manteiga, fresca e com sabor suave.


Chocolate

Quem é meu aluno, já está cansado de ouvir, use chocolate sempre de qualidade!

Quando pensamos em brownie, a primeira coisa que vem na cabeça é aquele doce cremoso, com aroma e sabor intenso de chocolate, que completam nosso paladar e nos inspira felicidade. Brownie é pura sensação e quanto melhor a qualidade do seu chocolate, mais gostoso e aromático será o seu doce.

O chocolate em pó também entra nessa linha do chocolate, escolha uma boa marca que não contenha adição de amido.


Essas dicas valem ouro!

Cuidado para não queimar o chocolate ao derreter.

Não incorporar ar ao mexer. Você não quer que ele cresça ( brownie que se prese, não vai fermento!)

Asse no tempo correto. O segredo do brownie é assar em temperatura média baixa até formar a casquinha, mas ainda estar cremosos dentro. Se assar de mais vai ressecar.

Nunca use o forno muito quente. A alta temperatura desprende a gordura da massa que sobe à superfície, impedindo a formação da casquinha e deixando o browie com uma textura dura e não macia.

Sinta a estrutura do seu brownie para ver se está assado. Encoste seu dedo na parte superior, se não colar no dedo e sentir que tem estrutura, está pronto!

Deixe gelar para cortar, isso facilita um corte mais perfeito. Mas para comer, você deve deixar em temperatura ambiente ou aquecer uns segundinhos no microondas.


RECEITA DO BROWNIE

Ingredientes

200g chocolate meio amargo derretido

200g manteiga

225g açúcar refinado

3 ovos

25g trigo

50g chocolate em pó

70g nozes quebradas.


Modo de preparo

Mistura todos os ingredientes em uma tigela, começando pelo chocolate e manteiga derretidos, em seguida adicione o açúcar, ovos, a farinha e o cacau misturados, por último as nozes. Assar no máximo por 25 min à 160 °C.

Confira o passo a passo nesse vídeo.


Se gostou dessa receita, deixe seu comentário e compartilhe!


131 visualizações

© 2016 por SW Gastronomia.