Buscar
  • Chef Cleide Wachholz

Como fazer uma ganache perfeita?

Essa cobertura tão simples e fácil de fazer, deixa qualquer bolo com cara de apetitoso!!

Apesar de fácil, muitas pessoas erram na hora de fazer a receita! Confira essas dicas para fazer uma ganache perfeita!


1 - Ganaches com chocolate meio amargo ou 70% ficam com mais brilho . Quanto maior o porcentagem de sólidos de cacau no chocolate, mais intenso será seu brilho, cor e também seu sabor.


2- Derreta o chocolate e adicione os demais ingredientes em temperatura ambiente. Existem alguns método para se fazer uma ganache. Outra forna, seria aquecer os líquidos e adicionar em cima do chocolate picado, porém se estiver fazendo uma receita com pouca quantidade de líquidos em relação à quantidade de chocolate, haverá mais chances de sua ganache talhar. Derretendo o chocolate e usando os ingredientes em temperatura ambiente você reduz muito as chances de ocorrer qualquer erro.


3 - Use um mixer ou fouet para misturar os ingredientes. Quanto mais rápido incorporar tudo, mais lisa vai ficar sua ganache, se demorar demais para mexer ou adicionar os ingredientes aos poucos enquanto incorpora, ficará com textura fosca e granular, ao invés de estar lisa e bonita.


4 - Derreta corretamente seu chocolate, se aquecer em excesso e queima-lo, terá pedacinhos duros no meio do chocolate que não vão derreter. O chocolate queima a partir de 50ºC, se usar o microondas, lembre-se de mexer a cada 30 segundos. Caso derreta em banho-maria, lembre-se que a água não deve encostar no recipiente do chocolate, apenas o vapor!


5 - Coloque um pouco de manteiga ao misturar os ingredientes para dar mais brilho e maciez.

A gordura é essencial em uma ganache para trazer brilho e maciez. Utilizar um creme de leite com maior porcentagem de gordura também vai deixar com aspecto mais cremoso. Mas, tome cuidado para sempre manter a proporção de líquidos em relação à quantidade de chocolate, conforme sua receita. Se colocar líquido de mais, ficará uma ganache muito mole.


6 - Caso sua ganache talhe e comece a separar a gordura, aqueça novamente e volte a mexer para ficar homogênea. Essa sem dúvida é uma dica muito importante! Já presenciei vários alunos que achavam ter perdido seu recheio, porque tinha talhado tudo! Esse processo acontece quando o chocolate começa a cristalizar (endurecer) e você continua dando movimento à ele, o que faz desprender toda a gordura do chocolate. Se isso acontecer com você, siga essas orientações, e terá sua ganache linda e maravilhosa novamente!


Essas são dicas simples que vão te ajudar a fazer uma ganache lisa e perfeita!

Deixe nos comentários suas dúvidas sobre ganaches que terei o prazer em te ajudar!


21 visualizações

© 2016 por SW Gastronomia.