Buscar
  • Chef Cleide Wachholz

Quindim cremoso, a melhor receita!

Quindim é um doce tipicamente brasileiro, com sabor delicado, textura macia e cremosa.

Sua trajetória começou nos conventos de Portugal com o doce Brisa-do-lis, que tinha como base, gemas, açúcar e amêndoas.


Essa receita ao chegar no Brasil, por meio da colonização, foi alterada pelas escravas, que substituíram as amêndoas por coco. Surgindo assim, nosso amado quindim.


Esse receita é muito simples e fácil de preparar, mas alguns detalhes são importantes para a produção de um quindim perfeito. Confira essas dicas:


Deixe a mistura descansar por pelo menos 2 horas.

O quindim possui uma grande quantidade de açúcar, e esse excesso cristaliza as gemas, formando um textura granulosa. Quando deixamos a mistura descansar o açúcar é dissolvido pela umidade dos ovos e você tem um quindim muito mais cremoso.


Asse sempre em banho-maria.

As gemas são a principal base desse doce e as mesmas coagulam a partir dos 60ºC. Quando assamos em banho-maria garantimos que o preparo não passe dessa temperatura durante a cocção.


Para manter a cremosidade

O principal segredo para um quindim ser cremoso é o tempo e a temperatura que ele é assado.

Deixe o forno pré-aquecido em 180ºC e coloque a água para banho-maria já quente. Assim você ira acelerar o processo de cocção.

O tempo de cocção vai variar de acordo com o tamanho da sua forma, o ideal é você acompanhar depois de 20 minutos no forno, se o interior do quindim já possui estrutura. Aperte com o dedo no centro da forma e sinta! Se estiver mole, deixe mais um pouco, se estiver firme está pronto!


Cuidado! Assar por tempo de mais fará seu quindim perder a textura cremosa e ficar arenoso!


Outra dica legal é você cobrir com papel alumínio suas forminhas, quando elas forem grandes. Assim, você acelera o processo, sem deixar ressecada a parte superior do doce.


Desenforme ainda quente. Não deixe o quindim esfriar para desenformar, muito menos ainda dentro do banho-maria, pois isso fará ele continuar a cocção.


Para um quindim com brilho lindo, você pode untar suas forminhas com manteiga e açúcar ou com glucose. Lembre-se de passar em toda a forminha para conseguir tirar seu quindim depois com sucesso.


Esse preparo tem validade de 1 semana em geladeira e pode ser congelado por 3 meses.


Confira o vídeo com a receita e preparo completo!

Faça e aproveite o verão para comer esse doce maravilhoso, bem geladinho.








18 visualizações

© 2016 por SW Gastronomia.