Buscar
  • Chef Cleide Wachholz

Receita de Petit Gâteau de doce de leite com calda de frutas vermelhas

Atualizado: Jan 28

Petit Gâteau como conhecemos, ou foundant au chocolate para os franceses, é uma sobremesa peculiar e muito saborosa. Apesar de possuir um método fácil de fazer, a maioria das pessoas encontram dificuldade em reproduzir esse doce de forma perfeita.

Como coloca o recheio dentro? Já escutei essa pergunta de alguns alunos, e apesar de parecer estranho, na verdade o "recheio" é simplesmente a massa que não cozinhou.


Dizem que essa receita surgiu de um erro na produção de um bolo. Muitas receitas da confeitaria tiveram origem em um erro, então não fique chateado quando você errar, pode ser que esteja fazendo uma receita única. Mas, na maioria das vezes um erro é somente um erro, então veja algumas dicas para você fazer essa receita deliciosa de forma perfeita!


A escolha dos ingredientes faz diferença?

Existem muitas variações de sabores de petit gâteau, se você vai fazer o tradicional de chocolate, o primeiro passo é escolher um chocolate de qualidade. Use um chocolate nobre que possui uma boa quantidade de sólidos de cacau, um produto com 50% ou 70% de cacau vai resultar em um petit gâteau mais saboroso e com uma cor mais bonita também.

A escolha da manteiga também influencia no resultado, escolha um produto fresco e que não apresenta cheio ou sabor residual.

Quanto ao açúcar utilizamos normalmente o cristal ou refinado, mas substituir pelo mascavo vai resultar em uma sobremesa mais escura e com saborzinho diferenciado.


Tenha cautela!

Na hora de derreter seu chocolate, tenha sempre cuidado para não aquecer de mais e queimá-lo. Sua sobremesa não terá a mesma textura se isso acontecer!


Misture corretamente

Às vezes, a ordem dos fatores não altera o produto. Na confeitaria, normalmente a regra é oposta! Sempre adicione e misture os ingredientes na sequência correta. Aqui, invertendo, por exemplo, os ovos e o açúcar, a mistura pode talhar, caso o chocolate esteja muito aquecido.

A forma como você mistura, também interfere, use um fouet sempre na vertical para não incorporar ar na receita.


Levar ao forno

Assar normalmente é onde todo mundo erra! A maioria das pessoas fazem todo o processo corretamente e quando tira do forno, percebe que não tem aquela calda maravilhosa e a sobremesa virou um bolinho.

O petit gâteau deve ser assado em formas individuais, sempre bem untadas, pode ser com manteiga e farinha ou cacau.

O forno sempre deve estar pré-aquecido em temperatura alta, em torno de 210 ºC, mas você precisa conhecer seu forno!! Um forno caseiro, às vezes, não são precisos, então você pode colocar um termômetro de forno para ter certeza que a temperatura está correta.

O segredo do petit gâteau é assar ao redor e ficar molinho por dentro, para isso é ideal a temperatura alta em pouco tempo, normalmente em torno de 5 à 8 minutos. Quanto mais tempo, mais assado estará no meio e menos caldinha terá.


Se come quente!

Um bom petit gâteau é aquele que você faz e serve imediatamente, ainda quente, com aquela bola de sorvete e uma calda deliciosa. Então não espere esfriar para servir. Alguns profissionais congelam o doce depois de pronto, para isso, é ideal que ele esteja com a casquinha bem fina, e para aquecer novamente leve ao forno ainda gelado, para esquentar, mas sem assar.

Eu gosto de congelar a massa pronta, mas sem assar. Assim, eu unto minhas forminhas e levo para assar. Em 10 minutinhos tenho uma sobremesa perfeita e fresquinha para servir.


A receita que deixo hoje para vocês é do meu petit gâteau preferido, de doce de leite com calda de frutas vermelhas. Sim! aquele bem famoso que o restaurante Madero faz, e agora você pode fazer em casa também!!

Não esqueça de compartilhar essa delícia com seus amigos! Deixe seu comentário sobre essa receita e se inscreva em nosso blog para receber as novidades.

acompanhe nossas redes sociais @swgastronomia


Petit Gâteau doce de leite com calda de frutas vermelhas

Ingredientes

50g de açúcar

125g de doce de leite

125g de manteiga

50g de farinha de trigo

2 ovos e 3 gemas


Modo de preparo

Derreta a manteiga e o doce de leite no microondas ou banho-maria. Adicione o açúcar, os ovos e gemas, e por último a farinha.


Calda de frutas vermelhas

250g de frutas vermelhas congeladas

50g de açúcar refinado

1 colher sobremesa de suco de limão

Leve todos os ingredientes para cozinhar, até reduzir o líquido e a calda ficar mais grossa.


Confira o modo de preparo no vídeo


Quer a receita do tradicional de chocolate?

O método de preparo é mesmo!!

Faça e aproveite.


Petit Gâteau de chocolate

3 ovos inteiros

5 gemas

250g de chocolate meio amargo nobre

110g de açúcar refinado

270g de manteiga

100g de farinha de trigo.




155 visualizações

© 2016 por SW Gastronomia.